A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMAS), através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS PAEFI Região Sul em parceria com a Comissão da Mulher e Direito de Família da 1ª Subseção da OAB Colatina/ES realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 16 de agosto de 2018, Roda de Conversa sobre a Violência contra a mulher.
O principal objetivo desses encontros é promover a troca de informação e compartilhar experiências.
Foram convidadas as mulheres que são acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), executado pelo CREAS Região Sul e seus familiares. A atividade contou ainda com a participação da equipe do CREAS, advogadas representantes da Comissão da Mulher e Direito de Família da OAB e da Superintendente da Proteção Especial, Gesiane KUMM.
O primeiro encontro foi conduzido pela Coach Master Trainner em Psicologia Positiva, Eliana Comério, que discorreu sobre o Empoderamento Feminino. Durante a atividade, as participantes acompanharam as dinâmicas de reflexão propostas ao grupo, deram depoimentos sobre as experiências vivenciadas como vítimas de violência, estabelecendo-se uma roda de conversa. Após o bate-papo, foi servido um café da manhã aos presentes.
Os participantes foram orientados sobre as diversas formas de violência e a importância de denunciar os casos de violência contra a mulher. Foram lembrados os contatos da Polícia Militar – 190 e disque denúncia – 180. Ressaltando que não é necessário identificação, ou seja, as denúncias podem ser feitas de forma anônima.
A Comissão da OAB explicou que a parceria com o CREAS visa oferecer apoio jurídico às usuárias do serviço, sanando dúvidas e prestando orientação em relação às leis, ações judiciais, direitos e aos serviços de proteção.
Para a Comissão, encontros relacionados ao tema buscam ajudar as vítimas a vencerem o medo e denunciarem os casos de violência, bem como, torna as mulheres que participam das atividades, agentes de mobilização e conscientização sobre o problema.
Os próximos encontros pretendem discutir estratégias de fortalecimento da autonomia e da capacidade de proteção das mulheres que sofrem violência doméstica e familiar, tendo como objetivo encontrar meios de ajudar as mulheres vítimas de violência a superarem traumas e conseguirem ajuda para os diversos problemas vivenciados.
Na rede de proteção especial os serviços mais importantes estão no CREAS. Nele são atendidas aquelas famílias que tem agravos de vulnerabilidade, aqueles indivíduos ou famílias, que perderam o vínculo familiar, estão em situação de violência e pessoas que, de algum modo, além da condição de vulnerabilidade também perderam direitos.
Os serviços do CREAS devem garantir o acolhimento e desenvolver atenções assistenciais a famílias e indivíduos, para possibilitar a reconstrução de vínculos sociais. Deve ainda, defender a dignidade e os direitos humanos e acompanhar a ocorrência dos riscos e do seu agravamento. Este campo de proteção na assistência social trabalha com situações pessoais e familiares que necessitam de atenção especializada.
CREAS/Paefi Região Norte é referência nos atendimentos, inserções dos usuários e demandas da região São Silvano e está localizado a rua Virgilio Balarini, 210, Bairro José de Anchieta – em frente a Santa Casa de Misericórdia. Contato: 3721-7362.
CREAS/Paefi Região Sul é referência nos atendimentos, inserções dos usuários e demandas da região Centro e está localizado a Rua Álvaro Antolini, 153, Bairro Vila Nova, próximo ao INSS. Contato: 3721-1357
[1]Fonte: http://www.colatina.es.gov.br/noticias/mostrar_noticia.php?area=assis&materia=2539